No início deste ano decidimos apontamos alguns termos que categorizam a sociedade actual: sociedade da informação, sociedade do conhecimento e sociedade da aprendizagem.

Numa sociedade em que a informação é um factor essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, e em que a mesma se nos apresenta em quantidades exuberantes e de diversas formas, são cada vez mais necessárias competências para localizar, aceder, avaliar, seleccionar e usar a informação O domínio dessas competências enforma a literacia da informação ou literacia informacional.

Dito isto, deixamos aos clientes da Biblioteca do ISCTE-IUL um famoso esquema de aferição de competências em literacia da informação criado pela SCONUL (Society of College, National and University Libraries), intitulado The seven pillars of information literacy.

Incentivamos a que se interrogue acerca do seu nível de literacia em informação e, caso sinta dificuldades em algum ponto, se dirija à Biblioteca para que o ajudemos a adquirir mais competências.

Os 7 pilares da literacia

Os 7 pilares da literacia

  • Reconhece necessidades de informação?
  • Consegue identificar formas de preencher essas necessidades?
  • Sabe construir estratégias para localizar informação? Que fontes de informação se encontram ao seu dispor? Quais as fontes mais propensas a disponibilizar a informação que deseja?
  • Consegue localizar e aceder à informação? Independentemente das fontes? Sente dificuldades em algum tipo específico de fontes de informação?
  • Compara, com informações recolhidas ou já possuídas, e avalia eficazmente a informação? Ajuíza eficazmente acerca da pertinência e fiabilidade da informação?
  • Organiza, aplica e comunica a informação de forma eficaz? Sabe associar os conhecimentos que adquiriu com a nova informação aos conhecimentos que já possuía para tomar decisões e transmitir aos outros?
  • É capaz de sintetizar e criar nova informação, adicionando a que recolheu à que já possuía e criar novo conhecimento?

Quer saber mais? >>

Aproveite ainda para espreitar este contributo da Biblioteca Pública de Évora.

Link permanente

4 Respostas a “Literacia da Informação”
  1. Blogoteca diz:

    Cara Sónia,

    Esperamos que as indicações dadas também a auxiliem na realização do trabalho.

    Os nossos votos de sucesso académico.

  2. sonia diz:

    ola estou precisamnete com o memso problema por resover, pois tenho o mesmo trabalho para fazer

  3. Blogoteca diz:

    Cara Cristina,

    Uma colecção deve sempre responder às necessidades dos clientes para os quais é criada. Numa Biblioteca Universitária a colecção deve estar em sintonia, o máximo possível, com os currículos da instituição, aquilo a que comummente denominamos por ‘bibliografia obrigatória’. Deve, também, prover outros pontos de vista que se considerem relevantes ao estudo das temáticas.

    No que diz respeito a assuntos de rápida evolução, convirá que as acções de desbaste sejam frequentes, para uma melhor gestão do espaço e para uma disponibilização temática pertinente, evitando dispêndio de tempo desnecessário.

    Uma ‘boa’ colecção deve, portanto, focar a pertinência dos documentos face às necessidades informacionais dos clientes, sendo que numa Biblioteca Universitária devem responder às necessidades académicas, de apoio à aprendizagem, à investigação e à leccionação. A avaliação deve ser efectuada tendo por base os perfis dos utilizadores e as suas necessidades, face à resposta dos documentos. Sucintamente, deverá recolher informações da parte da colecção que deseja avaliar - através de análise directa, comparação com listas de referência, etc. - e cruzá-las com informações do público a servir - dados estatísticos ou recolhidos em entrevistas (…)

    Aconselhamos a consulta da monografia e dos artigos científicos infra citados.

    - http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/2111

    - http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/1641

    - Collection development policies and procedures - cota CI.130 Col (na área de Ciência da Informação).

    Caso necessite de mais informações acerca de recursos bibliográficos, aceda ao nosso Serviço de Referência (chat) disponível em: http://biblioteca.iscte.pt/referencia.html

    Na esperança de que tenha sucesso na realização do seu trabalho, muito agradecemos a sua participação.

  4. Cristina Ferreira diz:

    Ao percorrer vários sites sobre métodos de “Avaliação da Colecção em Bibliotecas Universitárias” deparei-me com este artigo.

    Trabalho que, me encontro a desenvolver, tendo que referir métodos a adoptar; escolher uma subclasse da CDU para ser avaliada; indicação da metodologia a adoptar nessa avaliação. Fazer a descrição sumária do processo, resultados e análise crítica do processo e resultado.

    Não é necessário que a “secção” da colecção a ser avaliada seja vasta; interessa é testar a metodologia empregue e sua eficácia.

    Como não sei onde encontrar recursos que me ajudem à realização deste trabalho, e vendo este artigo, pensei que me podessem ajudar em tal tarefa.

    Fico aguardar vossa resposta,
    Cristina Ferreira

  5.  
Deixe uma resposta


Bad Behavior has blocked 399 access attempts in the last 7 days.