“A ideia é espanhola e visa, com a extensão a Portugal, dar força às livrarias, sobretudo as de mais pequena dimensão. [...] A extensão da ideia espanhola para Portugal é, segundo a fundação, incentivar as livrarias, sobretudo as independentes e as de mais pequena dimensão, a terem mais visitantes, contrariando a tão real crise que leva tantos a temer o fecho iminente desses espaços de cultura”.
Pode ler a notícia completa em: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=87222
Fonte: Rádio Renascença
Link permanente
Sem Comentários »
“O seminário estará a cargo de Bruno Eiras e tem como objetivo identificar os requisitos necessários para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).”
Para mais informações consulte o site da BAD em: http://www.bad.pt
Informação: BAD
Link permanente
Sem Comentários »
“Um livro foi devolvido à biblioteca Navan, na República da Irlanda, com 80 anos de atraso. A obra foi colocada na caixa do correio durante o fim de semana, assim o leitor que devolveu o livro permaneceu incógnito e escapou à pesada multa a que o longo período de atraso obrigaria.”
Notícia completa em: http://sicnoticias.sapo.pt
Fonte: Sic Notícias
Link permanente
Sem Comentários »
Aceda a vários catálogos de bibliotecas de museus espanhóis a partir daqui >>
Link permanente
Sem Comentários »
O Parlamento do Reino Unido publicou um documento oficial que aponta a Internet como transformadora da natureza da pesquisa científica, ao proporcionar novas maneiras de reunir, utilizar e divulgar a informação científica. Para isso, concorre o Acesso Aberto (AO) ao permitir a gratuitidade de revistas científicas.
Aceda ao documento >> www.parliament.uk/business/publications/research/briefing-papers/POST-PN-397
Fonte: A Informação
Link permanente
Sem Comentários »
CONFERÊNCIA
The 14th International Conference on Asia-Pacific Digital Libraries
12 a 15 de Novembro, 2012
Taipei, Taiwan
Programa inicial >>
Registo para participação >>
Quer saber mais? >>
Link permanente
Sem Comentários »
Estamos quase com um mês passado do novo ano, mas ainda falta analisar muita coisa do ano que passou. No que diz respeito a esta Aldeia Global que é a Internet, seria importante e curioso saber os números que a compõem, isto é, quantos foram os utilizadores em 2011, quantas contas de email existiram, quantos sites e redes sociais, a quantidade de vídeos e filmes vistos, etc.. E, assim, o site Pingdom apresentou os números da Internet de 2011!
Continuar a ler >>
Fonte: Pplware
Link permanente
Sem Comentários »
O dia 18 de Janeiro de 2012 vai ficar na história como o dia do primeiro “apagão” na Internet. Vários sites de referência, entre os quais a versão em língua inglesa da Wikipedia e o da plataforma de blogues Wordpress, bloquearam hoje total ou parcialmente o acesso às suas páginas, em protesto contra duas leis em discussão no Congresso norte-americano que poderão afectar o funcionamento de sites registados fora dos Estados Unidos – o Stop Online Piracy Act (SOPA) e o Protect IP Act (PIPA).
(…)
SOPA e PIPA: o que são, quem defende e quem ataca
O Stop Online Piracy Act (SOPA) e o Protect IP Act (PIPA) são duas propostas de lei que estão a ser discutidas no Congresso dos Estados Unidos – a primeira na Câmara dos Representantes e a segunda no Senado.
Leia a notícia completa >>
Fonte: JN
Link permanente
Sem Comentários »
Já imaginou uma biblioteca onde não há datas de entrega do empréstimo nem bibliotecários? Artistas israelenses desenvolveram um novo modelo para a biblioteca urbana: uma biblioteca de autocarro gratuita para os utentes/passageiros de todas as idades.
Daniel Shoshan e Amit Matalon, criaram um novo conceito de biblioteca pública calculando que as pessoas às vezes têm um longo período de espera nas paragens de autocarro. A dupla construíu uma série de estantes de livros em paragens de autocarros, em todas as cidades israelenses.
- Instalação das estantes numa paragem de autocarros (retirada da fonte original)
O objetivo é que qualquer possa levar um livro da prateleira, lê-lo na paragem ou levá-lo no autocarro e devolvê-lo quando terminar. Um empréstimo sem datas de vencimento, sem multas por atraso e não há regras.
(…)
Fonte: Balcão de Biblioteca
Quer saber mais? >>
Link permanente
Sem Comentários »
O termo “kopimism” (de “kopimi” – lê-se “copy me”) é de difícil tradução para o português, mas o principal mandamento desta nova igreja é fácil de compreender pelos falantes de qualquer língua: copiarás e partilharás livremente todos os ficheiros que te aparecerem pela frente.
O fundador da Igreja do Kopimism é um jovem sueco de 19 anos, estudante de Filosofia. Chama-se Isak Gerson e está hoje muito activo no Twitter, a responder a solicitações e a agradecer os parabéns pelo reconhecimento da sua crença como religião oficial. Entre as respostas aos “tweets”, ainda tem de arranjar tempo para manter online o site oficial da sua congregação. Devido ao excesso de visitas, Isak Gerson viu-se obrigado a deixar uma mensagem no Twitter a todos os interessados: “Os nossos servidores estão a ser reiniciados de cinco em cinco minutos. Se o site estiver em baixo, esperem uns minutos e tentem novamente!”
(…)
“A informação é sagrada e o acto de copiar é um sacramento“
Símbolo da nova Igreja (retirado da fonte)
A missão dos membros da Igreja do Kopimism não podia ser mais simples, como se pode ler num comunicado publicado no site oficial: “Para a Igreja do Kopimism, a informação é sagrada e o acto de copiar é um sacramento. A informação possui um valor em si mesma e naquilo que ela contém e esse valor é multiplicado através da cópia. Assim, o acto de copiar é central para a organização e para os seus membros”.
Outra das cruzadas desta nova religião é a luta contra os direitos de autor: “Ser proprietário de software (manter o código-fonte escondido das outras pessoas) é comparável à escravatura e deve ser proibido”.
(…)
A Igreja do Kopimism passou de 1000 para 3000 membros (ou “kopimists”) no segundo semestre de 2011, mas o reconhecimento oficial por parte das autoridades suecas deverá impulsionar ainda mais o crescimento desta comunidade. Para se ser membro da Igreja do Kopimism não é preciso preencher formulários; “basta sentir um chamamento para adorar o mais sagrado de tudo o que é sagrado – a informação e a cópia”.
Fonte: Público
Quer saber mais? >>
Link permanente
Sem Comentários »