Arquivo para Julho 2010

Se esteve presente, recorde, se não esteve presente conheça e aprecie o Concerto de Música de Câmara da autoria dos alunos do Instituto Gregoriano de Lisboa, evento que decorreu no dia 27  de Maio de 2010 na Biblioteca dos Serviços de Informação e Documentação (SID) do ISCTE-IUL, através da visualização dos vídeos abaixo disponibilizados.

Esta iniciativa esteve integrada nas Actividades de Difusão Cultural promovidas pela Biblioteca.

Vídeo 1

Vídeo 2

Aproveite para visualizar mais vídeos da Biblioteca dos SID na sua página oficial no Youtube >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Estão abertas as candidaturas de ingresso ao ISCTE-IUL para o ano lectivo 2010-2011, que podem ser realizadas online ou presencialmente.

Online

1.ª Fase - 13 de Julho a 6 de Agosto de 2010

2.ª Fase - 13 a 17 de Setembro de 2010

Presencialmente

1.ª Fase - 13 a 23 de Julho

2.ª Fase - 2 a 6 de Agosto

Regimes especiais

2 a 6 de Agosto

Saiba aqui qual a documentação necessária e outras informações pertinentes.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

CONGRESSO

Biblioteca pública y contenidos digitales: retos y oportunidades

3, 4 e 5 de Novembro de 2010

Gijón

La Dirección General del Libro, Archivos y Bibliotecas del Ministerio de Cultura, a través de la Subdirección General de Coordinación Bibliotecaria organiza este congreso en colaboración con el Principado de Asturias y con el apoyo de las Comunidades Autónomas, la FEMP, fundaciones y asociaciones profesionales de bibliotecas.

El congreso se estructurará en tres bloques temáticos, como novedad el último día habrá una jornada de reflexión sobre el valor de la biblioteca pública en el entorno digital.

Blocos:

Dia 3

Biblioteca pública, usuaria de contenidos digitales.

Dia 4

Biblioteca pública, proveedora de contenidos digitales

Dia 5

Biblioteca pública, protagonista de la sociedad digital

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

De possível interesse aos estudantes, investigadores e docentes do ISCTE-IUL na área dos Estudos Africanos, divulgamos a seguinte notícia:

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) começou a disponibilizar na internet livros e documentos raros sobre a África produzidos do século 16 ao 19.


O projeto Brasil África, que tem apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, já construiu a base de dados sobre os documentos para facilitar a pesquisa detalhada das referências e começa a digitalizar imagens.

De acordo com a Márcia Moisés Ribeiro, pesquisadora do IEB e coordenadora do projeto, o objetivo é permitir o acesso a livros e documentos raros sobre o continente africano.

(…)

“São livros raros de viagem, de medicina, sobre a fauna e flora, além da história e das religiões africanas. Sobre a escravidão, há assuntos relacionados ao comércio e tráfico negreiro, como condições da travessia desses escravos, entre outros temas”, disse Márcia.

O processo de digitalização dos documentos da base de dados foi iniciado em maio e a previsão é que até o fim deste ano todas as obras estejam disponíveis no site.

(…)

Leia o resto da notícia >>

Fonte: Agência FAPESP

Link permanente

Comments Sem Comentários »

A Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade de Stanford tem um plano interessante: ter cada vez menos livros! A reforma da biblioteca deverá ser iniciada em Agosto e, quando for concluída, terá menos 85% de livros. Estes serão digitalizados, pois uma pesquisa feita na própria universidade indicou que os alunos frequentam cada vez menos as bibliotecas e um grande número de livros não havia sido emprestado por um período superior a cinco anos.

Deste modo, em vez de oferecer os volumes “físicos”, a biblioteca irá oferecer acesso a versões digitalizadas de livros e periódicos – e, especificamente para engenheiros, que normalmente precisam do livro inteiro para consultar uma fórmula ou duas, haverá uma ferramenta de pesquisa que facilitará o processo. A nova biblioteca ainda irá manter 10 mil livros “de papel” – mas isso é pouco comparado com os 60 mil que possui actualmente.

Fonte: Balcão de Biblioteca (orig. Hyperscience)

Link permanente

Comments Sem Comentários »

No mês de Julho, o “Infoliteracia” propõe a aprendizagem, utilização e interacção através dos recursos e serviços públicos on-line. Em duas sessões, conheça e aprofunde as modalidades de pesquisa, exploração e uso de páginas e portais de e-government, como o Portal do Cidadão, Provedor de Justiça, Portal da Saúde, Portal do Município, etc.. Nos dias de hoje, estes serviços são uma opção à distância de um clique para a recolha de informação útil nas áreas do consumidor, legislação, educação/formação, emprego, saúde, entre outros grupos de interesse.

Biblioteca Municipal de Algés - 14 (Quarta-Feira) e 15 (Quinta-Feira) de Julho: 16h00/19h00
Biblioteca Municipal de Oeiras - 20 (Terça-feira) e 22 (Quinta-feira) de Julho: 17h00/20h00

Contactos e informações:
Espaços Multimédia
e-mail: multimedia.bmo@cm-oeiras.pt
Telf. 21.440.66.96 (BMO)
e-mail: multimedia.bmo@cm-oeiras.pt
Telf. 21.411.89.76 (BMA)4

Fonte: Oeiras a Ler

Link permanente

Comments Sem Comentários »

CONFERÊNCIA

Conferência Internacional sobre Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV)

12 e 13 de Outubro

CCB, Lisboa

Cartaz informativo do evento (disponível em PDF na fonte)

Cartaz informativo do evento (disponível em PDF na fonte)

A Universidade Aberta (UAb) realiza, nos dias 12 e 13 de outubro de 2010, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a primeira Conferência Internacional sobre Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV). A iniciativa junta especialistas nacionais e estrangeiros, com o objetivo de promover a discussão dos temas:

  • Aprendizagem ao Longo da Vida no Ensino Superior;
  • Aprendizagem ao Longo da Vida e Ensino a Distância;
  • Aprendizagem ao Longo da Vida e Creditação de Competências;
  • Projectos europeus em Aprendizagem ao Longo da Vida.

Para mais informações:

Telf: (00 351) 213 916 451/47

E-mail: ualvsecretaria@univ-ab.pt

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

E-books, hábitos de leitura e escrita, literatura, consumo, aprendizagem e bibliotecas são pontos focados na entrevista a Alberto Manguel, ensaísta e escritor de ficção,  disponível no sítio do Público.

Fotografia de Alberto Manguel, da autoria de Rui Gaudêncio

Fotografia de Alberto Manguel, da autoria de Rui Gaudêncio

Na entrevista, o autor do reconhecido livro Uma História da Leitura (disponível na Biblioteca do ISCTE-IUL, com a localização CI.150 MAN*His) revela as suas opiniões acerca dos livros e da leitura, bem como as tendências futuras nesses aspectos.

Leia a entrevista >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

CONFERÊNCIA

Empreendedorismo e criação de empresas

8 de Julho, 9h00

Grande Auditório, ISCTE-IUL

Cartaz da Conferência

Cartaz da Conferência

Entrada Livre.

Inscrições até dia 5 de Julho através de audax@iscte.pt

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

O endereço mantém-se, mas a página web da Biblioteca é outra. Para além das cores e estrutura foram adicionadas novas funcionalidades e serviços: RSS, eventos, álbuns no Picasa, vídeos no Youtube, documentos no Slideshare, FAQ’s, vídeos tutoriais, encomendas de obras.

Visite a nova página em: http://biblioteca.iscte.pt/index.html

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 466 access attempts in the last 7 days.