Arquivo para Janeiro 2010

No dia 11 de Fevereiro de 2010, realiza-se às 14 horas a palestra intitulada “Acesso Livre à Informação Científica. Que desafios para os direitos de autor?“.

Campus de Campolide
Universidade Nova de Lisboa
Auditório B da Reitoria

Inscrições: repositorio@fct.unl.pt
Para informações: repositorio@fct.unl.pt / tel: 21 294 96 77

Aceda aqui ao programa.

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

O que é ser bibliotecário?

Porque é uma carreira estereotipada, deixamos um pequeno texto (em inglês) para que conheça um pouco do quotidiano do profissional de informação.

No passado, organizar e arrumar livros eram as grandes tarefas destes profissionais. As várias transformações tecnológicas e sociais levaram a que os bibliotecários necessitem, actualmente, de: dominar os motores de pesquisa na web; interrogar os clientes até perceber qual a informação que realmente desejam; seleccionar os recursos mais fiáveis para incluir na colecção; planear e executar actividades de animação cultural; dominar as tecnologias de informação e comunicação; estar actualizado no que concerne aos produtos de criação, publicação e difusão de informação (…).

O crescimento da informação reflecte o aumento do trabalho destes profissionais. O que se encontra reservado para o futuro desta carreira? Com repositórios e bibliotecas digitais, com motores de pesquisa e bases de dados online, com a ideia de uma possível Web 3.0, quais serão os papéis do bibliotecário?

Ficam as pistas de reflexão e um pouco da nossa realidade.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

A AEISCTE preparou uma viagem à neve que terá a duração de 5 dias. As ofertas passam pelo desporto e pelas festas, de dia 27 de Março a 1 de Abril. O preço por pessoa é de 219€.

Fica a informação a todos os alunos que pretenderem um pouco de diversão no início da Primavera de 2010.

Veja aqui o cartaz.

Fonte: AEISCTE

Link permanente

Comments Sem Comentários »

As candidaturas para o Model European Union 2010 – uma simulação do funcionamento político da UE a decorrer em Estrasburgo de 10 a 17 de Abril – encontram-se abertas até ao dia 24 de Janeiro.

MEU 2010 Logo
MEU 2010 Logo

Ao longo de uma semana, 180 jovens poderão experimentar pessoalmente o funcionamento da União Europeia, a partir da discussão de duas propostas de lei: uma regulação sobre os Organismos Geneticamente Modificados, e a Directiva do Retorno (“Returns” Directive). Os participantes poderão representar Ministros no Conselho, membros do Parlamento Europeu, jornalistas, membros de lobbies ou intérpretes (ver funções).

(…)

Os candidatos dos 27 países da União Europeia (e também Liechtenstein, Noruega, Islândia e Turquia), com idades entre os 18 e os 25 anos, deverão enviar um pequeno texto, e alguns comentários de motivação, através do formulário disponível online. Os tópicos dos textos podem ser consultados no site www.meu2010.org, e incidem sobre questões como a identidade europeia, o conteúdo de um novo Tratado, ou o futuro da UE após a crise. Os textos devem ser bem concebidos e estruturados, até 700 palavras, escritos em inglês a partir de uma perspectiva pessoal. A organização procura essencialmente perceber se os candidatos são capazes de mostrar conhecimento e interesse nas questões europeias fora do âmbito académico, pelo que não é necessária experiência prévia em simulações do género.

As funções >>

Como participar? >>

Perguntas frequentes (FAQ) >>

Mantenha-se actualizado(a) >>

Fontes: Europe Direct Aveiro e Sítio oficial do Model European Union 2010

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Encontram-se abertas, até dia 31 de Janeiro, as inscrições para a 1.ª edição do Mestrado em Arquitectura e Computação, da responsabilidade do Departamento de Arquitectura e Urbanismo / Departamento Ciências e Tecnologias de Informação.

O novo curso ambiciona atingir no ISCTE métodos de investigação dirigidos a uma prática digital com tecnologias de topo oferecendo o primeiro Mestrado a pesquisar assuntos de arquitectura e computação em Portugal. Novos materiais, técnicas e métodos construtivos são de importância crescente na formação de arquitectos, engenheiros e designers entre outras profissões. A organização do programa de mestrado em Arquitectura e Computação prevê a consolidação e o aprofundamento das seguintes competências tecnológicas:

  • Desenvolver técnicas de prototipagem rápida (Impressora corte a laser, Impressoras 3D, CNC router );
  • Aprender um leque de técnicas algorítmicas ou métodos computacionais usados para gerar e optimizar forma (Modelação 3D Paramétrica);
  • Computação Física - Projectar através de protótipos e artefactos embebidos de tecnologias electrónicas (actuadores e sensores);
  • Desenvolvimento de paradigmas de Interação-Homem-Máquina (Human Computer Design, Interface Design);
  • Aprender e desenvolver linguagens de programação (Processing, C#, ou outra linguagem de programação por objectos);

Formato: Formato intensivo da parte lectiva em 4 meses[Maio-Julho 2010] e elaboração de tese em 6 meses [Setembro 2010 a Fevereiro 2011].

Destinatários: Arquitectos, Urbanistas, Engenheiros, Designers, Artistas Plásticos.

Condições de acesso: grau de licenciatura.

Para informações específicas: nancy.diniz@iscte.pt

Veja o Cartaz do Mestrado.

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Arrancam hoje as Acções de Formação promovidas pela Biblioteca do ISCTE-IUL que têm como objectivo proporcionar aos utilizadores ferramentas de pesquisa, recuperação e apresentação da informação contribuindo, assim, para desenvolvimento de competências na área da literacia da informação.

Este tipo de formação pretende proporcionar aos utilizadores ferramentas de pesquisa, recuperação e apresentação da informação através da optimização das pesquisas académicas, do desenvolvimento de autonomia na utilização dos diferentes recursos, da organização e da normalização na apresentação da informação recuperada, contribuindo, assim, para desenvolvimento de competências na área da literacia da informação.

Cartaz das Formações

Cartaz das Formações

O número máximo de formandos aceites por sessão é 10, excepto nas formações em “Informação Estatística - INE“, na qual serão aceites, no máximo, duas pessoas. Para informação sobre a duração de cada sessão deverá ser consultado o respectivo programa.

As marcações podem ser feitas no Balcão de Atendimento da Biblioteca mediante preenchimento de impresso próprio ou através do preenchimento de formulário online.

Inscreva-se e consulte o calendário de formações aqui.

Link permanente

Comments 2 Comentários »

Ainda preza a sua privacidade na web?

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, referiu este fim-de-semana que “na era das redes sociais as pessoas já não esperam ter privacidade”. No Facebook a privacidade já deixou de ser uma norma social.

Segundo Zuckerberg “as pessoas sentem-se mais à vontade para partilharem mais informação e diferentes tipos de informação, de forma mais aberta e com mais pessoas”, e consequentemente há uma evolução na norma social.

Já foram várias as polémicas à volta da rede social - como uma opção em que as compras efectuadas pelos utilizadores podiam ser visualizadas pelos seus seguidores, tornando-se num forte meio publicitário - que ainda assim mantém mais de 300 milhões de pessoas fidelizadas. Seria, por isso,de esperar críticas. Marshall Kirkpatrick não considera credíveis as declarações de Zuckerberg, alegando que a ReadWriteWeb - da qual é vice-presidente do desenvolvimento de conteúdos e autor - tenciona mudar as mentalidades das pessoas acerca da privacidade online.

Quer saber mais? >>

Fonte: Público

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Logo JOCLAD

Logo JOCLAD

“As XVII Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD2010) decorrem de 25 a 27 de Março de 2010 no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. São antecedidas por dois mini-cursos que terão lugar a 24 de Março. Estas Jornadas anuais caracterizam-se pela ênfase na estatística e análise de dados como meio de comunicação entre estatísticos e utilizadores. O ambiente da ISCTE Business School é naturalmente propício a uma forte ligação entre o meio académico e empresarial, com destaque para as áreas de data mining e business intelligence.”

(Retirado do sítio web das jornadas)

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

SEMINÁRIO

Departamento de Métodos Quantitativos do ISCTE-IUL

The Behavior of Developed and Emerging Market Returns:

A Factor Analysis Approach


Jorge Caiado
(CEMAPRE, ISEG)

Terça-Feira, Dia 26 de JANEIRO, 15,00h
Sala C505, Edifício II do ISCTE-IUL

Abstract:

The dynamic behavior of developed and emerging market returns in terms of standard univariate statistics, short-term dependence, memory, conditional heteroskedasticity and leverage effects is examined. To investigate the underlying structure among those features, a statistical factor analysis approach is employed separately to both groups of developed markets and emerging markets. To identify clusters of markets and multivariate outliers, factor analysis was used to generate factor scores. The findings suggest the existence of some meaningful factors that differ considerably between developed market returns and emerging market returns.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Conseguirá o país sair da crise? Como vencer os desafios? Que mudanças, que atitudes, que caminhos para Portugal?

Foram estas as questões debatidas ontem na RTP, dia 11 de Janeiro,  no programa Prós e Contras.

Várias foram as opiniões apresentadas por estudantes, principalmente no que diz respeito à relação entre as empresas/mundo de trabalho e as universidades portuguesas. Foram igualmente abordadas questões como a necessidade de acompanhamento pós-universitário ou a emigração dos estudantes à procura de melhores oportunidades profissionais.

Aceda aqui ao vídeo.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 466 access attempts in the last 7 days.