As candidaturas para o Model European Union 2010 – uma simulação do funcionamento político da UE a decorrer em Estrasburgo de 10 a 17 de Abril – encontram-se abertas até ao dia 24 de Janeiro.

MEU 2010 Logo
MEU 2010 Logo

Ao longo de uma semana, 180 jovens poderão experimentar pessoalmente o funcionamento da União Europeia, a partir da discussão de duas propostas de lei: uma regulação sobre os Organismos Geneticamente Modificados, e a Directiva do Retorno (“Returns” Directive). Os participantes poderão representar Ministros no Conselho, membros do Parlamento Europeu, jornalistas, membros de lobbies ou intérpretes (ver funções).

(…)

Os candidatos dos 27 países da União Europeia (e também Liechtenstein, Noruega, Islândia e Turquia), com idades entre os 18 e os 25 anos, deverão enviar um pequeno texto, e alguns comentários de motivação, através do formulário disponível online. Os tópicos dos textos podem ser consultados no site www.meu2010.org, e incidem sobre questões como a identidade europeia, o conteúdo de um novo Tratado, ou o futuro da UE após a crise. Os textos devem ser bem concebidos e estruturados, até 700 palavras, escritos em inglês a partir de uma perspectiva pessoal. A organização procura essencialmente perceber se os candidatos são capazes de mostrar conhecimento e interesse nas questões europeias fora do âmbito académico, pelo que não é necessária experiência prévia em simulações do género.

As funções >>

Como participar? >>

Perguntas frequentes (FAQ) >>

Mantenha-se actualizado(a) >>

Fontes: Europe Direct Aveiro e Sítio oficial do Model European Union 2010

Link permanente

Deixe uma resposta


Bad Behavior has blocked 87 access attempts in the last 7 days.