Arquivo para Novembro 2009

A Biblioteca do ISCTE-IUL convida-o a estar presente no próximo dia 2 de Dezembro pelas 14:30h no auditório B203 do Edifício II.

Motivo ??

Para assistir à apresentação, por parte da EBSCO, das mais recentes bases de publicações em texto integral nas áreas de Arquitectura, Ciência Política, Sociologia e Gestão do Turismo:

  • Fonte Académica

Estamos certos que são do seu interesse.

Aceda ao cartaz de divulgação >>

Link permanente

Comments 2 Comentários »

Os ministros da Cultura da União Europeia debatem, hoje, em Bruxelas, como hão-de impulsionar a digitalização de livros e de outros conteúdos culturais europeus através de iniciativas como a Europeana, a biblioteca virtual comunitária.

No âmbito do Conselho de Cultura e Juventude, os 27 vão analisar os principais obstáculos a uma maior disponibilidade de livros digitalizados na União Europeia e propor medidas para fomentar as iniciativas públicas e privadas nesta área, apostando em facilitar o acesso às obras que já estão em domínio público.

A UE quer, igualmente, incentivar as contribuições dos Estados-membros para a Europeana - a biblioteca virtual que já coloca à disposição dos cibernautas cerca de cinco milhões de documentos digitais - face ao avanço de iniciativas privadas como o Google Books.

Para finalizar, e se ainda não reparou, a Blogoteca já disponibiliza a hiperligação para a Europeana (Links para outros recursos web). Por que não aproveita para explorar esse recurso?

Fonte: Sapo

Link permanente

Comments Sem Comentários »

O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) tem a cargo a realização de um estudo sobre o público-alvo (e novos públicos), a oferta pedagógica e o modelo de funcionamento da Universidade Aberta (UAb). Com esse propósito, as duas instituições de ensino superior assinaram um protocolo de cooperação no dia 24 de Novembro de 2009, no Salão Nobre da UAb, com a presença do Reitor da UAb, Prof. Doutor Carlos Reis, e do Presidente do ISCTE-IUL, Prof. Doutor Luís Reto.

O trabalho, a desenvolver por docentes do ISCTE-IUL nos próximos cinco meses, servirá de suporte ao processo de reorientação institucional que a UAb está a levar a cabo. O documento assinado prevê a apresentação de um relatório preliminar em Abril de 2010 e a entrega do relatório final em Maio.

Para acompanhar o projecto, será constituído um Steering Committee, composto por membros da UAb e do ISCTE IUL. Este comité reunirá pela primeira vez para efectuar o arranque do projecto e, posteriormente, a cada quatro semanas.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, o Reitor Carlos Reis explicou o significado do acordo firmado com o ISCTE, invocando o processo de reorientação estratégica que a Universidade Aberta enfrenta e a necessidade, nesse contexto, de “um estudo que permita traçar um caminho a seguir, especialmente no que diz respeito aos públicos-alvo e às matérias pedagógicas”.

Com esse objectivo, a UAb conta com o ISCTE, “uma instituição de excelência, para lançar um olhar externo sobre a forma como a Universidade Aberta deve dialogar com a sociedade portuguesa”, acrescentou.

Por seu lado, o Presidente Luís Reto afirmou que o protocolo permite “aprofundar a cooperação com a UAb” e referiu que “todas as universidades portuguesas estão sujeitas hoje a uma grande mudança” e esforço de reorientação. Sobre o estudo a cargo do ISCTE, adiantou que a equipa constituída para o efeito “é experiente”.

Fonte: Universidade Aberta

Link permanente

Comments Sem Comentários »

No âmbito das Actividades de Dinamização e Extensão Cultural desenvolvidas na Biblioteca do ISCTE-IUL e em paralelo com o Livro do Mês A corrupção e os portugueses. Atitudes, práticas e valores, organizado por Luís de Sousa e João Triães, decorreu no dia 16 de Novembro, pelas 17h, na sala B504 a Conversa da Biblioteca – A Corrupção e os Portugueses – com a participação dos seguintes oradores:

•    António Pedro Dores (Professor do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL);
•    Rui Brites (Professor do Departamento de Métodos Quantitativos do ISCTE-IUL).

O evento foi moderado por Luís de Sousa e João Triães.

Uma equipa de jornalistas do Diário de Notícias deslocou-se às instalações da Biblioteca para realização de uma reportagem cujo artigo foi posteriormente publicado no referido jornal. Leia o artigo, publicado na edição de 17 de Novembro de 2009, pressionando a imagem abaixo.

Artigo do DN

Artigo do DN

Fonte: DN

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Os livros electrónicos já se instalaram no nosso quotidiano. Contudo, não são considerados uma ameaça pelas editoras tradicionais, sendo a sua possível intimação vista como uma “mera profecia”.

Francisco Abreu, editor da Esfera do Caos, refere que os livros tradicionais já sobreviveram a algumas ameaças como a televisão e o computador com Internet. A primeira, afirma, “afastou a maioria dos estudantes, do básico ao universitário” das pesquisas de livros. Já o computador com Internet substituiu a leitora de textos extensivos por textos condensados disponíveis na web.

Também Guilherme Valente, responsável editorial da Gradiva, afirma que a morte do livro impresso foi já anunciada inúmeras vezes, contudo, nunca se concretizou.

Face a esta realidade parece pairar no ar uma certa unâmidade que enforma, como palavra de ordem, o conceito de complementaridade (de suportes) na expectativa de conquista de novos leitores graças às potencialidades das tecnologias.

Por cá, na Biblioteca do ISCTE-IUL, é com bastante agrado que notamos que os nossos utilizadores continuam a pesquisar bastante os documentos impressos. Não obstante, complementam essa pesquisa com os recursos electrónicos.

Quer saber mais? >>

Fonte: JN

Link permanente

Comments Sem Comentários »

O ISCTE-IUL celebra este ano o seu 37.º aniversário. O Clube ISCTE desejando associar-se a esta celebração irá organizar um encontro que terá por base o reencontro, a partilha e o convívio entre os Associados e Amigos.

O encontro decorre no dia 16 de Dezembro de 2009, às 21 horas no Teatro Camões, onde as atenções estarão viradas para “um dos bailados mais representativos do repertório romântico”, Giselle.

37.º ANIVERSÁRIO DO ISCTE-IUL

37.º ANIVERSÁRIO DO ISCTE-IUL

Se deseja estar presente deverá proceder à inscrição até dia 27 de Novembro. Para tal dirija-se a este sítio, onde poderá, inclusive, obter mais informações acerca deste evento.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Os Cadernos Temáticos têm como objectivo apoiar os utilizadores (docentes, alunos, investigadores) facilitando o acesso a informação compilada que seja relevante e pertinente para as suas áreas de estudo. Os Cadernos Temáticos reúnem a compilação de um vasto conjunto de informação sobre determinado tema e disponível em vários suportes documentais.

IX Caderno Temático

IX Caderno Temático

Os Cadernos Temáticos têm uma periodicidade quadrimestral e um carácter dinâmico, pelo que serão actualizados sempre que seja necessário adicionar mais informação.

Para os que ainda não tiveram oportunidade de o verificar, a Biblioteca do ISCTE-IUL informa que o IX Caderno Temático já se encontra disponível.

Este Caderno Temático é subordinado ao tema Gestão do Conhecimento e está dividido em várias secções, a saber:

Pesquisa na Base Bibliográfica da Biblioteca

  • Aprendizagem organizacional
  • Capital humano
  • Capital intelectual
  • Gestão do conhecimento
  • Gestão da informação
  • Gestão da inovação
  • Gestão de sistemas de informação

Sites de interesse

Periódicos disponíveis na Biblioteca em formato papel

Periódicos disponíveis na Biblioteca em formato electrónico

Documentos disponíveis no Repositório ISCTE

Pode obter aqui as referências dos recursos.

Quer saber que outros cadernos já lançámos? >>

Se quiser contribuir com a sugestão de outros recursos que não estejam incluídos, contacte-nos.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Gosta de dar?

Dar é a palavra de ordem nos dia 25 e 26 de Novembro, altura em que irá decorrer no espaço do ISCTE-IUL a Feira de Voluntariado.

Logo da Feira

Logo da Feira

“Ser Voluntário é Dar o máximo reconhecimento a causas sem nada pedir em troca. Quando ajudamos a passar a palavra, divulgando as histórias e o trabalho dos organismos e das pessoas que o fazem, estamos a cultivar esse mesmo sentimento, Dar”.

(AEISCTE)

Entre os demais participantes estão a AI - Amnistia Internacional, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Liga Portuguesa Contra o Cancro. A Associação de Estudantes conta com a participação de todos, portanto, apareça e contribua.

Visualize o cartaz e o flyer deste evento carregando nas ligações abaixo.

Cartaz da Feira de Voluntariado

Flyer da Feira de Voluntariado

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Muitos de nós já nos questionámos acerca do futuro da leitura. Até já introduzimos no nosso vocabulário os termos “e-book” ou “livro electrónico”. Contudo, surgiu recentemente um novo termo para o nosso “imaginário”.  Referimo-nos aos vooks.

Os vooks consistem no “cruzamento de livros, com conteúdos multimédia, como vídeos ou Internet”. Em relação a este formato, que é já uma aposta de várias editoras, o New York Times refere que as histórias terão “vídeos de um minuto ou mais como se fosse um trailer“.

Fonte: Exame Informática

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Há alguns dias perguntaram à Biblioteca do ISCTE-IUL o que era o ISBN.

Pois bem, o ISBN (International Standard Book Number) “é um identificador internacional único para publicações monográficas” que permite a “compilação e actualização dos catálogos do comércio livreiro e das bases de dados bibliográficas”. É um sistema supervisionado pela Agência Internacional do ISBN, que por sua vez delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. Em Portugal essa agência é a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Visto que o antigo conjunto de 10 dígitos se tornou insuficiente face à necessidade de numeração, bem como ao número de publicações e formatos nos quais estas se encontram, é actualmente composto por 13 dígitos que se dividem em 5 grupos distintos. Estes encontram-se separados por hífen ou espaços. A saber:

  • Prefixo
  • Identificador do grupo de registo (identifica o país, região ou língua participante no sistema ISBN)
  • Identificador do registante (identifica o editor)
  • Elemento de edição (identifica uma edição específica, efectuada por um editor em particular)
  • Dígito de controlo

O princípio fundamental em que assenta o sistema é que cada ISBN identifica um livro numa determinada edição, com todas as vantagens que daí advêm, a nível económico e cultural, ao facilitar a recuperação e a transmissão de dados em sistemas automatizados, para fins públicos ou privados, ao facilitar a pesquisa e a actualização bibliográfica, bem como a interligação de bibliotecas e arquivos.

(APEL, 2009)

Agora, quando verificar um conjunto de 10 ou 13 algarismos na contracapa ou no verso da folha de rosto, já saberá do que se trata.

Quer saber mais? Consulte o Manual do Utilizador do ISBN disponível no sítio da APEL.

Fontes: APEL / Agência Internacional do ISBN

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 399 access attempts in the last 7 days.