Arquivo para Maio 2010

Foi disponibilizado na Internet o documento de trabalho “A Sociedade da Informação em Portugal – Maio de 2010” (clique no título para aceder ao documento), em que se encontram sintetizados alguns dos principais vectores de desenvolvimento da Sociedade de Informação em Portugal. Este documento visa ilustrar a variedade de áreas de intervenção das políticas públicas no desenvolvimento da Sociedade da Informação e procura reunir informação relativa aos diferentes sectores, sempre que possível numa perspectiva evolutiva. São também apresentados os principais indicadores internacionais nesta matéria, e o contexto da definição das prioridades da agenda digital europeia, no quadro da estratégia europeia EU2020.

Imagem da capa do documento

Imagem da capa do documento

Tratando-se de um documento de trabalho, serão progressivamente preenchidas as omissões detectadas e corrigidas as falhas que venham a ser encontradas, agradecendo-se desde já a contribuição de todos neste processo.

Fonte: UMIC

Link permanente

Comments Sem Comentários »

O Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (Monbukagakusho) concede bolsas de estudo a licenciados portugueses para um curso de pós-graduação em universidades japonesas, para os anos académicos de 2011.

As candidaturas deverão ser enviadas ao Sector Cultural da Embaixada do Japão até ao próximo dia 4 de Junho de 2010, estando disponíveis presencialmente na Embaixada, bem como na sua página web.

São requisitos dos candidatos:

  • Ter entre 15 e 18 anos e possuir nacionalidade portuguesa (os participantes irão frequentar o 1º e 2º grau do ensino secundário japonês);
  • Possuir conhecimentos de japonês suficientes para comunicar ou ter um grande interesse em aprender a língua, interesse no país e na cultura japonesa;
  • Ter a capacidade de comunicar em inglês e adoptar os hábitos da família japonesa;
  • Ser física e mentalmente saudáveis para que tal não constitua um obstáculo à sua capacidade de adaptação ao Japão;
  • Não ter outros planos de permanência no Japão a longo prazo;
  • Não ter nacionalidade japonesa;
  • Entender claramente os objectivos do programa, respeitar a lei japonesa, as condições impostas pelo organizador do programa e as normas de conduta da escola japonesa (ver normas de conduta).

Para mais informações:
E-mail: cultural@embjapao.pt
Telefone: 21 3110560

Fonte: Embaixada do Japão

Link permanente

Comments Sem Comentários »

O Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL abriu candidaturas para o Mestrado em Informática Aplicada à Sociedade da Informação e do Conhecimento (ver informações 1 e 2).

Trata-se de um curso de informática para não informáticos, destinado a licenciados em domínios da Comunicação Social, das Ciências de Gestão, das Ciências Sociais e Humanas (psicologia, sociologia, história, etc.), das Ciências Médicas e da Saúde (enfermagem, medicina, etc.) que queiram aprofundar os seus conhecimentos ao nível das tecnologias da informação. Este Mestrado poderá ser igualmente muito útil para docentes do ensino secundário e universitário, investigadores, gestores, quadros técnicos de empresas e quadros de topo.

Para mais informações:

E-mail: secretariado.dcti@iscte.pt

Telefone: 217903099 / 217903066

Link permanente

Comments Sem Comentários »

SEMINÁRIO

Avaliação de um processo produtivo multivariado por meio de técnicas univariadas, na presença de autocorrelação

27 de Maio, 14h30
Sala 329, ISCTE-IUL

Orador:

Adriano Mendonça Souza (Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo:
A evolução tecnológica e os processos de produção exigem que o controle estatístico de processos utilize técnicas alternativas para avaliação de um processo produtivo. O objetivo desta pesquisa é apresentar um procedimento para a monitoração de um processo produtivo multivariado utilizando técnicas univariadas. Técnicas como a análise de componentes principais e de modelos de previsão dos modelos autoregressivos integrados e de médias móveis e dos modelos autoregressivos condicionais a heteroscedasticidade (ARIMA-ARCH), serão utilizadas para gerarem resíduos que sejam investigados por meio dos gráficos de controle X-barra e EWMA, como forma de captar grandes e pequenas variações que por ventura ocorram no processo. Também se pretende determinar o grau de persistência da volatilidade no processo produtivo quando uma ação externa ocorre ao processo. A análise de componentes principais tratou a correlação entre as variáveis e proporcionou a redução de dimensionalidade, e a modelagem ARIMA-ARCH estimou conjuntamente a média e a volatilidade das componentes principais selecionadas, proporcionando resíduos que atendessem as pressuposições para a aplicação de gráficos de controle. Dessa forma, um processo tipicamente multivariado é avaliado por meio de técnicas univariadas, com a vantagem de considerar simultaneamente o comportamento da média e a volatilidade do processo. Sendo assim, apresenta-se um procedimento alternativo para a análise de processos produtivos com características multivariadas.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Estão abertas as candidaturas à Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais, do ISCTE-IUL.

Objectivos
Proporcionar uma formação avançada em análise de dados, através do desenvolvimento das competências necessárias à utilização, em contexto académico e profissional, de um leque alargado de métodos, com particular destaque para a estatística multivariada. A utilização das técnicas será concretizada através do recurso a um software de grande divulgação nos meios académico e profissional, o SPSS (Statistical Package for Social Sciences).

Destinatários
Titulares de uma licenciatura ou equivalente legal, preferencialmente da área das ciências sociais, que necessitem de adquirir, ou aprofundar, conhecimentos ao nível da análise de informação quantitativa, para realização de trabalhos de investigação, nomeadamente em estudos pós graduados de Mestrado e de Doutoramento, ou no âmbito da actividade profissional.

Candidaturas
03 de Maio de 2010 a 13 de Julho de 2010.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

No dia 27 de Maio há Música na Biblioteca.

Apareça no 3.º Piso da Biblioteca às 20h para assistir a um concerto de música de câmara com os alunos do Instituto Gregoriano de Lisboa.

Cartaz da Música na Biblioteca
Aceda ao programa >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

As Conversas da Biblioteca têm como objectivo aprofundar os temas das restantes actividades culturais desenvolvidas na, e pela, Biblioteca: Exposições Bibliográficas e Livro do Mês.

Esta Conversa decorre em paralelo com o Exposição Bibliográfica Inovação Made in Portugal.

Cartaz da Conversa

Cartaz da Conversa

O diálogo ficará a cargo de Teresa Noronha (Prof. na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve), Margarida Piteira (Prof. na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa), Patrícia Valinho (New Business Manager na Ydreams), Rui Ferreira (Director-Geral Executivo da Audax) e Sandro Mendonça (Prof. do Departamento de Economia do ISCTE-IUL). O moderador desta conversa será Jorge Gomes (Prof. do Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL).

Apareça no Auditório B203, dia 25 de Maio às 17h, para assistir presencialmente à Conversa ou assista à vídeo difusão.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Na Biblioteca do ISCTE-IUL os utilizadores deverão pagar uma sanção de 0,50€ por cada dia em excesso (por livro) para além do período normal de empréstimo. Os valores ou a forma de sanção variam consoante as Bibliotecas.

Em 1789, o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, requisitou dois livros na Biblioteca “Law of Nations” (Manhattan) mas, surpreenda-se, não os entregou. Assim sendo, incorre actualmente numa multa de cerca de 235.400,00€. Perante isto, a New York Society Library não pretende o pagamento da multa, mas gostaria, simplesmente, que os livros fossem devolvidos.

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

O ISCTE-IUL lança o primeiro Mestrado na área da Sociologia da Ciência, Tecnologia e Inovação, que se encontra inserido na rede Iberoamericana de Mestrados em Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Mestrado em Estudos Sociais da Ciência, a decorrer em horário pós-laboral, destina-se a estudantes que pretendem prosseguir a sua formação avançada, investigadores e profissionais nas diversas áreas de ciência, tecnologia e inovação (organizações públicas e privadas de C&T, empresas, agentes de promoção de cultura científica e jornalistas ou outros profissionais de comunicação).

Candidaturas:
3 de Maio a 13 de Julho de 2010.

Inscrições:
26 de Julho a 6 de Agosto de 2010.

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

CONFERÊNCIA

Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários

20 de Maio de 2010, 9h30 - 18h30
Auditório do Goethe-Institut Portugal

No âmbito do projecto “Realidades Virtuais”, o Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a BAD, o Instituto Franco-Português, o Instituto Cervantes, o Instituto Ibero-Americano da Finlândia e o Instituto Italiano de Cultura organiza a conferência internacional “Videojogos e Web 2.0: desafios para a formação dos bibliotecários”, que irá contar com a presença de especialistas de Portugal, da Alemanha, de França, de Espanha, de Itália e da Finlândia.

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 38 access attempts in the last 7 days.