Arquivo para Setembro 2010

Conhece o Google Docs, a solução da empresa Google para o trabalho colaborativo a distância? Esta ferramenta online gratuita que já apresentava uma grande facilidade de criação e edição colaborativa em formatos conhecidos (DOC, XLS, PPT) apresentou, recentemente, algumas novidades nos seus serviços. Veja o vídeo abaixo e aproveite para testar esta ferramenta.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

A União Europeia redigiu dois documentos que incluem mais de 50 medidas para reanimar a economia da Europa. O combate à falsificação e à pirataria online é uma prioridade.

Os governos de Estados Unidos, Japão, Suíça, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Canadá, México e União Europeia (UE) estão a negociar um acordo comercial a que chamaram Anti-Counterfeiting Trade Agreement (ACTA), um documento que não só abrange a contrafacção mas também o reforço da propriedade intelectual.

Muitos aspectos deste acordo permanecem secretos, incluindo os nomes dos participantes nas negociações. No entanto, de acordo com vários sites que relacionam estes novos documentos da UE com o ACTA, numa das propostas lê-se que “a Comissão Europeia vai propor um plano de acção contra a falsificação e a pirataria, através de acções legislativas e não legislativas”.

Quer saber mais? (Fonte: A Informação) >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

A BNP (Biblioteca Nacional de Portugal) lançou a sua livraria online onde são disponibilizadas publicações técnicas, bibliografias, catálogos, entre outros.

Aceda aqui: http://livrariaonline.bnportugal.pt/

Link permanente

Comments Sem Comentários »

E chegou o fim para o Bloglines, o serviço adquirido pela InterActiveCorp em 2005 será descontinuado no próximo dia 01 de Outubro.

Logo do Bloglines

Logo do Bloglines

Aproveitando o assunto, temos observado cada vez mais o Twitter, Facebook e Google Buzz servindo como compartilhadores de conteúdo e deixando a tecnologia RSS/FEED cada vez mais perto de uma futura extinção.

Será o Google Reader o próximo?

Se as pessoas continuarem a preferir as indicações feitas por amigos em redes sociais, é bem possível que o serviço também venha ser desativado em um curto espaço de tempo.

Fonte: GoogleDiscovery

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Scanner funcionará com câmeras capazes de tirar até 500 fotos por segundo.

Pesquisadores japoneses afirmaram nesta sexta-feira ter desenvolvido uma tecnologia de scanner capaz de copiar um livro de 170 páginas em 1 minuto. Um protótipo do scanner estará pronto dentro de alguns anos, de acordo com o chefe da equipe da Universidade de Tóquio que desenvolve o aparelho, Yoshihiro Watanabe.

O scanner funcionará com câmeras capazes de tirar até 500 fotos por segundo. ”Consideramos que se trata do sistema de scanner mais veloz do mundo, pelo menos levando em conta as tecnologias difundidas publicamente até agora”, afirmou Watanabe. ”Estamos trabalhando com a possibilidade de usar robôs para que virem as páginas automaticamente e com mais concisão.”

Fonte: Veja

Link permanente

Comments Sem Comentários »

É  já a partir  deste mês que o  Facebook vai ter quem lhe faça frente. Diaspora é o seu nome e intitula-se como o mais recente projecto de redes sociais.

Esta nova rede social (Diaspora), nasceu pela mão de quatro estudantes da Universidade de Nova Iorque que pretendiam construir uma rede social que deixasse ao critério dos seus utilizadores o controlo dos seus dados. Para começar precisavam de 10 mil dólares, mas receberam, em poucos meses, 200 mil dólares em donativos de mais de 6500 entidades.

Segundo os seus criadores, esta é uma “rede social preocupada com a privacidade, controlada pessoalmente. O nosso único objectivo é colocar a Diaspora nas mãos de cada homem, mulher e criança, no final do Verão”.

Logo da rede social

Logo da rede social

Apesar deste novo projecto poder vir a ser uma ameaça, o fundador e presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou em Maio, em entrevista à revista Wired, que também doou dinheiro ao projecto, por ter achado “uma boa ideia” e também por se ter identificado com os seus jovens criadores. “Vejo um pouco de mim neles”.

Segundo os seus criadores, o Diaspora será lançado no dia 15 de Setembro, com o código-fonte aberto, para o qual qualquer utilizador poderá contribuir com inovações ou correcção.

Fonte: IP Jornal

Veja o sítio oficial dos criadores da rede social que inclui apresentações do trabalho, fotos, produtos da imprensa, vídeos, etc.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

As bibliotecas de Évora e Municipal do Porto e a da Fundação Oriente vão disponibilizar os seus serviços aos utentes da Biblioteca Nacional durante o período de fecho da Sala de Leitura Geral (…).

Obras na BNP (img. retirada do DN)

Obras na BNP (img. retirada do DN)

A Sala de Leitura Geral da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), ao Campo Grande, em Lisboa, estará encerrada de 15 de Novembro de 2010 a 31 de Agosto de 2011, e por isso encetou contactos com outras bibliotecas para que os leitores possam usar os respectivos serviços.

Entretanto, abriu o concurso para atribuição de seis bolsas de Técnico de Investigação para formação no âmbito das actividades de apoio aos leitores da Biblioteca Nacional de BNP.

Estas bolsas ‘visam a obtenção de formação no âmbito do funcionamento de serviços de pesquisa, identificação e localização de documentação em colecções de bibliotecas alternativas ao Fundo Geral da BNP, assim como de formação no fornecimento de leitura em algumas dessas bibliotecas e, ainda, na execução de trabalhos inerentes à reprodução analógica e/ou digital de documentação’, segundo nota da Biblioteca.

As bolsas terão a duração de 12 meses, com início previsto para Outubro, e são realizadas em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Os protocolos celebrados com aquelas três bibliotecas são idênticos aos assinados com a rede de 70 bibliotecas da Universidade de Coimbra e com o Arquivo da Torre do Tombo e da Academia das Ciências.

Fonte: DN

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Apresentação feita por Guss van der Brekel da Biblioteca da University Medical Center Groningen na 12ª EAHIL numa sessão que funcionou como motivação e sensibilização dos profissionais para a utilização de ferramentas de web social nos seus contextos de trabalho.

Comments Sem Comentários »

E-Books vs Livros

E-Books vs Livros

Autoria: Lane Smith

Fonte: O Silêncio dos Livros

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 38 access attempts in the last 7 days.