Arquivo para Março 2010

As redes sociais estão a alterar profundamente as nossas relações sociais. A notícia que abaixo deixamos reflecte isso mesmo. Ainda que talvez com maior interesse para quem exerce ou estuda na área de Direito ou de Gestão de Recursos Humanos, deixamos esta informação que a todos se poderá revelar útil.

-

Se um trabalhador denegrir a reputação da sua empresa numa rede social, essa acção não fica à margem da lei. Pode ser penalizado disciplinarmente e, em último caso, despedido.

Mesmo aqueles cujas mensagens só são acedidas pelos amigos, em meios como o Facebook ou o Twitter.

“Não há uma legislação sobre a forma como as empresas se devem relacionar com as redes sociais”. Porém, “tudo o que se passa na internet e nas redes sociais não são realidades que ficam à margem da lei”, explicou João Laborinho Lúcio esta quinta-feira no seminário “Redes sociais: Do código de conduta à reputação das empresas” que se realizou em Lisboa.

Fonte: jobsbyref.com

Fonte: jobsbyref.com

No entender deste advogado, no ordenamento jurídico português “há um conjunto de leis que são suficientes”. E que prevêm o recurso à Justiça caso sejam violados Direitos de Personalidade nas mensagens. No caso das entidades patronais, estas podem instaurar acções disciplinares e até despedir os autores das mesmas.

Para evitar este tipo de situações, são muitas as empresas que têm vindo a adoptar códigos de conduta, com regras de “carácter vinculativo”, que definam princípios fundamentais, relações entre colaboradores e regras de utilização da internet, e-mails e redes sociais.

-

Fonte: JN

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Devido à tolerância de ponto concedida na tarde do dia 1 de Abril, informamos que a Biblioteca encerrará às 13h.

Aproveitamos, também, para deixar os votos de uma Páscoa Feliz a todos os nossos leitores.

Imagem da Páscoa

Imagem da Páscoa

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Lutar contra o stress? Só pensar nisso é stressante.
Será o stress um amigo a considerar? Ou inimigo?
Decida por si próprio e aprenda o que pode fazer por si.
E pelo seu stress…

A Biblioteca do ISCTE-IUL irá ser o palco de um Workshop intitulado “Gestão eficaz do stress“. Contando com os formadores Paulo Soeiro (Psicólogo Clínico) e Paulo Ribeiro (Executive Coach), a acção decorrerá no dia 6 de Maio entre as 17h30 e as 19h30.

Cartaz do Workshop

Cartaz do Workshop

As inscrições poderão ser feitas no Balcão de Atendimento da Biblioteca ou através da página da Biblioteca do ISCTE-IUL.

Quer saber mais? Visite a organização Adeusstress.com.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Estarão os livros “mortos”? Qual será o futuro das editoras? O vídeo que disponibilizamos  foi elaborado pela Dorling Kindersley Books e produzido pela Khaki Films. O objectivo inicial prendia-se com a apresentação interna nas conferências de vendas da empresa, contudo, devido ao impacto que teve passou a ser partilhado externamente.

Aproveite para (re)ver alguns tópicos que aqui publicámos nos quais são  dadas algumas opiniões acerca dos livros e das editoras face às conjunturas actuais (Editoras vs E-Books | Bibliotecas abraçam os e-Books).

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

FORMAÇÃO

Going Lean - Ferramentas de Melhoria Contínua

25 e 26 de Março – 9h00-18h00

Porto, Hotel Meliá Gaia/Porto

29 e 30 de Março - 09h00-18h00
Lisboa, Hotel Ibis

Orador:
Eng.º Miguel Montenegro Araújo
Responsável pelo Departamento de Consultoria da Comunidade Lean Thinking
Consultor e formador

Destinatários:
Direcção, quadros médios e superiores, chefias e colaboradores em geral, dos Serviços dos sectores público e privado.

Custo de inscrição: 300€ (isento de IVA). Deste valor faz parte o fornecimento de textos de apoio em suporte informático e respectivo coffee-break. Desconto de 10% a partir da segunda inscrição.

Contactos e inscrições:

customercare@leanthinkingcommunity.org | Ficha de Inscrição

Fernanda Correia
Telf. 936 000 081
Fax. 211 454 136

Quer saber mais acerca da formação oferecida pela comunidade? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

O Centro de Investigação e Intervenção Social abre concurso para atribuição de uma bolsa BI (Bolsa de Investigação) no âmbito do projecto de investigação intitulado “Iniquidades de sexo nos julgamentos e acções sobre a dor de outros: O impacto moderador dos contextos”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/PSI-PSO/099809/2008).

A bolsa tem a duração de 12 meses e destina-se a licenciados em Psicologia (preferencialmente na área Social e/ou Saúde), que dominem a língua inglesa. Serão privilegiados os concorrentes com experiência em SPSS, em técnicas de recolha e análise de dados qualitativos, com conhecimentos na área de Estudos de Género e/ou da Dor e que tenham contribuído em publicações científicas.

O valor da bolsa a atribuir será de 745 euros por mês de acordo com tabela de valores de bolsa e com o Regulamento de Bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A candidatura deverá ser formalizada por carta dirigida à Prof.ª Sónia  Bernardes, CIS, ISCTE, cacifo 34 AA, Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa; ou por e-mail: sonia.bernardes@iscte.pt. Deverão, ainda, ser enviados os seguintes documentos: C.V.; cópia de certificado de habilitações; outros elementos que se julguem pertinentes para a apreciação da candidatura.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Banda Desenhada (1)

Banda Desenhada (1) (clique para ampliar)

Concepção através da ferramenta ToonDoo (http://www.toondoo.com/).

Link permanente

Comments Sem Comentários »

A Associação de Estudantes do ISCTE-IUL atribui todos os anos 20 bolsas de estudo no valor de 500€.

Este ano, as candidaturas são até 31 de Março e podem ser feitas na secretaria da AEISCTE.

Cartaz da Bolsa Social do AEISCTE

Cartaz da Bolsa Social do AEISCTE

Quer saber mais? >>

Link permanente

Comments Sem Comentários »

A Associação de Estudantes do ISCTE-IUL está a organizar um concurso de empreendedorismo que tem como principal objectivo desenvolver o espírito de iniciativa, de natureza empresarial, em qualquer sector de actividade.

Cartaz do concurso

Cartaz do concurso

O concurso “Ideias à Prova” pretende ainda:

1. Incentivar os estudantes universitários do ISCTE-IUL a desenvolver ideias de negócio para a criação de novas empresas de cariz inovador e produtivo, que venham a contribuir para a criação de riqueza e para o crescimento da economia portuguesa.
2. Assumir-se como uma iniciativa de referência na área do empreendedorismo de âmbito universitário, admitindo projectos empresariais originais e que não tenham beneficiado de apoios ou prémios noutras iniciativas semelhantes.

A fase de candidaturas decorre até 7 de Maio.

Quer saber mais? >>

Fonte: AEISCTE

Link permanente

Comments Sem Comentários »

SEMINÁRIO

Financial crisis for economic policy

Professor Peter Lawrence (Univ. Keele)

17 de Março, 14h30m
Aud. Afonso de Barros – Ala Autónoma, ISCTE-IUL

Abstract
This presentation will review the theory behind global economic policy since 1980. It will argue that the financial crisis had its origins in the downturn in economic growth which preceded it as well as the emphasis on the financial sector as an engine of growth. It will propose an economic strategy to avoid a repeat of the great depression of the 1930s but which will also deal with the large budget deficits which have arisen since the onset of the current crisis.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 591 access attempts in the last 7 days.