A Blogoteca vai de férias mas voltará no novo ano com mais notícias das actividades da Biblioteca, do ISCTE-IUL, da Associação de Estudantes, bem como divulgações de eventos gerais e destinados aos interesses da Comunidade. Continuará, também, a informar os visitantes acerca dos avanços nos procedimentos de pesquisa, recuperação e acesso à informação e nas tecnologias que com eles se relacionam.
Até lá, a Blogoteca deseja um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Principalmente para quem está na área da Educação, mas também para quem tem curiosidade acerca das ferramentas relacionadas com o e-Learning e a Web 2.0, a Blogoteca aconselha a visualização deste mapa disponibilizado online.
Segundo o autor:
This is a collection of usefull web 2.0 and social media applications for anyone in education. I have tried them all and I have seen the potential in them. Now it is up to you and your imagination to use them in your teaching or when studying!
Caso esteja interessado(a), consulte aqui o blogue do autor.
A Biblioteca disponibiliza um espaço onde se encontram vários documentos impressos, organizados em estantes segundo uma ordem lógica (de assuntos e alfabética). A organização é, por isso, algo muito importante. Contudo, não só nas bibliotecas a organização é importante. Também na vida quotidiana ela justifica a sua utilidade.
No contexto académico - onde os estudos, os trabalhos, as leituras e as reuniões predominam - são necessários procedimentos que visem a organização das tarefas e a rentabilização do tempo, de forma eficaz e eficiente.
É verdade que existem várias formas de o fazer e várias ferramentas, tanto em formato impresso (ex. agendas) como em formato digital (ex. Google Calendar). Umas serão certamente mais simples e intuitivas do que outras.
Tendo por base a simplicidade e facilidade de utilização, a Biblioteca deixa aqui uma sugestão para que o trabalho académico seja o mais profícuo possível. Pode agendar tarefas para a semana corrente (ou posteriores) e assinalar as mesmas como cumpridas. Não há truques, não há complicações, não há procedimentos complexos.
Recorda-se da antiga Internet? Do tempo que demorava a aceder às páginas web? Já se apercebeu das melhorias ocorridas nos últimos anos?
A empresa Google pretende saber o que os internautas pensam acerca de “fazer a web mais rápida”. Solicita, assim, a quem tenha ideias acerca de como a tornar mais rápida, que partilhe com a comunidade Google.
Veja o vídeo abaixo para descobrir o que os Googlers pensam acerca da questão.
O mestrado em Família e Sociedade do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL tem o prazer de convidar todos os interessados a assistir à certamente estimulante Conferência da Professora Rae Lesser Blumberg, Professora de Sociologia na Universidade da Virgínia nos Estados Unidos da América e também Professora Emérita de Sociologia da Universidade da Califórnia, San Diego.
Conferência Rae Lesser Blumberg Dia 16 de Dezembro, quarta-feira, 18.30
Sala 329 (Piso 3 da Ala Autónoma).
The “Feminine Mistake”: How Textbooks Worldwide Stereotype Women and Ignore their Economic Roles (As Well As How They Combine Work and Family)
Abstract:
Today I’ll present the results of two studies I’ve published in 2009. One is my UNESCO research on gender bias in children’s textbooks around the world and the other is a cross-historical, cross-societal look at women’s crucial roles in technology and in providing economically for their families. There is an enormous gulf between these two pictures and, most disturbingly, the one portrayed in the world’s textbooks can be termed the “feminine mistake” for its ignoring of the economic side of women’s dual lives. And what is perhaps the most amazing is that, except for Sweden, studies of gender bias in textbooks in every country and since 1970 paint the same distorted and inaccurate view of women as almost inconsequential for any human endeavor beyond taking care of house and children.
Here are three facts: 1. For almost all of human history on Earth, women have combined crucial economic roles with raising their families. 2. In recent decades, female labor force participation and the proportion of women earning income have been rising worldwide and, according to The Economist, have been driving global economic growth. 3. In 2009, women became a majority of the U.S. labor force. But if you were a visitor from another galaxy and you looked to children’s textbooks to understand about human females and males, you would be convinced that almost no women did anything beyond domestic drudgery and childcare.
Decorre amanhã, dia 18 de Dezembro, no Auditório B 203, Edifício II do ISCTE-IUL, o Fórum de pesquisas CIES 2009, intitulado: Olhares sociológicos sobre o emprego: relações laborais, empresas e profissões.
As inscrições são até 16 de Dezembro. Poderá inscrever-se enviando um e-mail para gcp.cies@iscte.pt ou através de telefone para: 217 903 956 / 217 903 077.
No âmbito do funcionamento da Unidade Curricular “Antropologia Marítima”, do curso de 1º ciclo em Antropologia do ISCTE-IUL, terá lugar amanhã, dia 14 de Dezembro, pelas 18:00 horas, no Auditório B-103 (Edifício II), uma sessão aberta – O mar e as pessoas - Como se vive numa Área Marinha Protegida? – oferecida à comunidade ISCTE-IUL e a todos os interessados na temática marítima.
A palestra será proferida pela investigadora Rita Sá que, no âmbito da sua pesquisa de doutoramento, trabalha actualmente sobre o Conhecimento Ecológico Local dos pescadores de Sesimbra, perspectivando o seu papel na possível co-gestão do Parque Marinho Luis Saldanha. Rita Sá é também Co-coordenadora da PONG-Pesca - Plataforma de Organizações Não Governamentais Portuguesas sobre a Pesca.
A blogosfera, expressão que designa os blogs, webblog ou simplesmente blogue – termo utilizado em Portugal – é o espaço onde se localizam os diários digitais ou eletrônicos da internet. De acordo com o diretório dos blogs Technorati esse tipo de aplicação tem crescido de forma assustadora, chegando a dobrar de quantidade a cada seis meses.
O Technorati indica que, diariamente, são criados cerca de 75.000 novos blogs, praticamente um novo sítio a cada segundo! Todavia, muitos desses diários digitais deixam de ser atualizados e/ou são abandonados pelos seus criadores. Mesmo com essa “morte” prematura, o número de blogs atuantes é impressionante, com mais de 70 milhões de endereços.
Mas, o que é um blog? É uma “página que contém textos curtos, organizados segundo a ordem cronológica e atualizados constantemente. Pode incluir ponteiros para hiperligações a sítios importantes, avaliação de sítios, notícias sobre organizações ou pessoas. Às vezes inclui diário pessoal” (CUNHA, p. 56-57). Essas atualizações, denominadas de postagens (posts), são organizadas como se fossem um diário, na ordem cronológica inversa, isto é, as mensagens mais atualizadas aparecem primeiro.
Alguns especialistas da Comunicação de Massa acreditam que os blogs estão se tornando numa importante forma de mídia alternativa, agregando informações oriundas de diversas fontes, revelando diferentes pontos de vista e, possivelmente, influenciando a opinião em larga escala – uma visão chamada “mídia participativa”. “Provavelmente a maior diferença entre os blogs e a mídia tradicional é que os blogs compõem uma rede baseada em ligações – os links, propriamente. Todos os blogs por definição fazem ligação com outras fontes de informação, e mais intensamente, com outros blogs. Muitos blogueiros mantêm um “blogroll”, uma lista de blogs que eles frequentemente lêem ou admiram, com links diretos para o endereço desses blogs. Os blogrolls representam um excelente meio para observar os interesses e preferências do blogueiro dentro da blogosfera; os blogueiros tendem a utilizar seus blogrolls para ligar outros blogs que compartilham os mesmos interesses” (BLOG OLHAR COMUM).
(…)
Assim como as outras profissões, a Biblioteconomia compartilha o seu conhecimento por meio de livros, periódicos e comunicações em eventos técnicos. O blog, por outro lado, começa a chamar a atenção dos bibliotecários pelas suas características de prover um maior senso de imediatismo, interatividade e informalidade. Esse é, talvez, uma das fontes mais informais da comunicação técnica.
Os efeitos do crescimento no número de blogs chegaram também à nossa área. Já existem inúmeros blogs. Usando como exemplo, uma busca simples feita no Technorati com o termo “library” apresentou a existência de 2791 blogs. Muitos desses sítios se referem a ações desenvolvidas por bibliotecas em diversos países.