O que são ficheiros RSS?
Os ficheiros RSS (Really Simple Syndication) são criados com base na linguagem XML (um género de boas práticas na web) e, sumariamente, têm como objectivo a reunião de informação predeterminada pelo utilizador que se encontre em sites (os blogs, por norma, disponibilizam ficheiros RSS).
Simplificando, quando um utilizador se apodera do caminho/ficheiro RSS, poderá, num determinado agregador, receber as informações que desejou obter consoante a sua publicação nos sítios web. Significa isto que, mesmo sem ter de se deslocar às páginas onde os conteúdos são publicados, obterá num só local (agregadores) os conteúdos que pretendeu e aos quais se fidelizou. Existem feeds (ficheiros de “alimento”) RSS nas mais variadas páginas e que disponibilizam os mais variados conteúdos, como por exemplo de notícias recentes em várias áreas ou mesmo de artigos recém colocados em bases de dados.
Fique ainda a saber que os agregadores RSS são, tal como o nome indica, ferramentas que reúnem os “alimentos” (feeds) RSS. Os agregadores podem ser web based, desktop based, etc. A sua função é de permitir que, num só local, o utilizador tenha acesso, quase de imediato (relativamente à altura em que a informação é publicada) aos conteúdos colocados na web. Isto torna possível estar a par das ‘”últimas” com extrema facilidade. Poderá experimentar, por exemplo, o Mozilla Firefox, o Bloglines ou o Google Reader.