O que são ficheiros RSS?

Os ficheiros RSS (Really Simple Syndication) são criados com base na linguagem XML (um género de boas práticas na web) e, sumariamente, têm como objectivo a reunião de informação predeterminada pelo utilizador que se encontre em sites (os blogs, por norma, disponibilizam ficheiros RSS).

Simplificando, quando um utilizador se apodera do caminho/ficheiro RSS, poderá, num determinado agregador, receber as informações que desejou obter consoante a sua publicação nos sítios web. Significa isto que, mesmo sem ter de se deslocar às páginas onde os conteúdos são publicados, obterá num só local (agregadores) os conteúdos que pretendeu e aos quais se fidelizou. Existem feeds (ficheiros de “alimento”) RSS nas mais variadas páginas e que disponibilizam os mais variados conteúdos, como por exemplo de notícias recentes em várias áreas ou mesmo de artigos recém colocados em bases de dados.

Estes são os símbolos comuns do RSS

Símbolos comuns de RSS

Fique ainda a saber que os agregadores RSS são, tal como o nome indica, ferramentas que reúnem os “alimentos” (feeds) RSS. Os agregadores podem ser web based, desktop based, etc. A sua função é de permitir que, num só local, o utilizador tenha acesso, quase de imediato (relativamente à altura em que a informação é publicada) aos conteúdos colocados na web. Isto torna possível estar a par das ‘”últimas”  com extrema facilidade. Poderá experimentar, por exemplo, o Mozilla Firefox, o Bloglines ou o Google Reader.

Voltar às Perguntas frequentes

Comentários desactivados.

Bad Behavior has blocked 591 access attempts in the last 7 days.