Arquivo para Julho 2014

“Experimentar a Fabricação Interdisciplinar de Objectos Quotidianos” é uma iniciativa conjunta do VitruviusFab-IUL, do CIES-IUL, da Adetti-IUL e do IT-IUL, com o Colégio de Santa Doroteia, ao abrigo do programa “Escolher Ciência: Da Escola à Universidade” da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
exposicaodivulgacao-4
Este projeto assenta em workshops para alunos do ensino secundário, com base numa conjugação de saberes conceptuais e práticos de campos como a arquitetura, a computação, e as ciências sociais. O seu objetivo principal é apresentar o potencial científico e social de cruzamentos interdisciplinares na identificação e resolução de questões concretas, e estimular novas gerações para uma aprendizagem aberta no âmbito das novas lógicas colaborativas de experimentação e produção tecnológica.
O 2º Workshop decorreu em 3 sessões. A primeira sessão decorreu no dia 20 de Janeiro, no edifício do colégio de Santa Doroteia. O objetivo desta primeira fase foi recolher informação relevante sobre objetos em falta ou visto como mais-valia da perspetiva dos utilizadores do Colégio. Foram realizados inquéritos a estudantes, funcionários e docentes. Após análise e reflexão sobre os objetos propostos, foram realizadas cinco propostas. Foram elaborados 5 cartazes, um por cada projeto proposto, expostos durante 5 dias nos corredores do Colégio a fim de serem votados e eleitos os projetos mais relevantes e pertinentes para os utilizadores do Colégio de Santa Doroteia. Os projetos mais votados foram [1] CORTOPO - um modelo que assenta nas paredes divisórias dos balneários e que visa auxiliar os utilizadores do balneário. CorToPô serve para colocar objetos de banho como a cortina, a toalha, e o champô; (2) COMBO - Surge da fusão entre dois projetos que equipararam a votação (Combo+Amplifica). O Combo é constituído por uma composição modelar cubica que agrega diversas funções de utilidades, desde arrumos, decoração, caixa de música e bancos.


A segunda sessão, realizada no VFABLAB-IUL, decorrida no dia 30 de Janeiro, teve come objeto afinar e delinear estratégias de desenho, modelação, fabrico e montagem dos objetos. Foram escolhidos materiais, estratégias de montagem e refinou-se o design de cada objeto.

Na última sessão também realizada no VFABLAB-IUL no dia 4 de Fevereiro, teve como objetivo a montagem final dos objetos, e um pequeno brainstorming sobre os resultados e futuro dos objetos.


Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 466 access attempts in the last 7 days.