Arquivo para 9 de Março de 2010

CICLO DE SEMINÁRIOS

Dinâmia-CET

A Relevância da Cultura na Competitividade Nacional: O Caso da Marca Portugal

Filipe Murraças

(MEPP/ISCTE-IUL)

11 de Março, 13h30/15h00

Sala C301

Tendo como ponto de partida o estudo do reflexo da cultura e identidade cultural de um território na sua competitividade, procedeu-se à introdução da ideia de country branding enquanto veículo de promoção económica nacional. Os quatro indicadores económicos aqui estudados são: as exportações, o investimento directo externo, o “capital humano”, mas mais específicamente o turismo. Como objectivo final, pretende-se argumentar de que forma, num contexto de globalização, a cultura poderá ser vista como matriz de diferenciação económica e, por essa via, de competitividade internacional. Neste âmbito, procedeu-se à integração da competitividade da economia portuguesa e, em particular, da sua “marca” no referido modelo de análise.”

Link permanente

Comments Sem Comentários »

As Conversas da Biblioteca têm como objectivo aprofundar os temas das restantes actividades culturais desenvolvidas na, e pela, Biblioteca: Exposições Bibliográficas e Livro do Mês.

A Conversa que lhe trazemos este mês surge no âmbito do Livro do MêsEspírito de submissão: um percurso de construção conceptual.

Cartaz da Conversa

Cartaz da Conversa

O diálogo ficará a cargo de Rita Penedo (funcionária do Ministério da Administração Interna, Observatório do Tráfico de Seres Humanos) e de João Camacho (técnico de Intervenção Local no Gabinete de Bairro da Ameixoeira, através da Gebalis EEM). Como moderador desta conversa está o autor do Livro do Mês, o Prof. António Pedro Dores (Deprtamento de Sociologia do ISCTE-IUL).

Apareça na Biblioteca do ISCTE-IUL dia 11 de Março às 18h para assistir presencialmente à Conversa ou assista à vídeo difusão.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 135 access attempts in the last 7 days.