É  já a partir  deste mês que o  Facebook vai ter quem lhe faça frente. Diaspora é o seu nome e intitula-se como o mais recente projecto de redes sociais.

Esta nova rede social (Diaspora), nasceu pela mão de quatro estudantes da Universidade de Nova Iorque que pretendiam construir uma rede social que deixasse ao critério dos seus utilizadores o controlo dos seus dados. Para começar precisavam de 10 mil dólares, mas receberam, em poucos meses, 200 mil dólares em donativos de mais de 6500 entidades.

Segundo os seus criadores, esta é uma “rede social preocupada com a privacidade, controlada pessoalmente. O nosso único objectivo é colocar a Diaspora nas mãos de cada homem, mulher e criança, no final do Verão”.

Logo da rede social

Logo da rede social

Apesar deste novo projecto poder vir a ser uma ameaça, o fundador e presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou em Maio, em entrevista à revista Wired, que também doou dinheiro ao projecto, por ter achado “uma boa ideia” e também por se ter identificado com os seus jovens criadores. “Vejo um pouco de mim neles”.

Segundo os seus criadores, o Diaspora será lançado no dia 15 de Setembro, com o código-fonte aberto, para o qual qualquer utilizador poderá contribuir com inovações ou correcção.

Fonte: IP Jornal

Veja o sítio oficial dos criadores da rede social que inclui apresentações do trabalho, fotos, produtos da imprensa, vídeos, etc.

Link permanente

Deixe uma resposta


Bad Behavior has blocked 87 access attempts in the last 7 days.