Arquivo para 27 de Novembro de 2009

Os ministros da Cultura da União Europeia debatem, hoje, em Bruxelas, como hão-de impulsionar a digitalização de livros e de outros conteúdos culturais europeus através de iniciativas como a Europeana, a biblioteca virtual comunitária.

No âmbito do Conselho de Cultura e Juventude, os 27 vão analisar os principais obstáculos a uma maior disponibilidade de livros digitalizados na União Europeia e propor medidas para fomentar as iniciativas públicas e privadas nesta área, apostando em facilitar o acesso às obras que já estão em domínio público.

A UE quer, igualmente, incentivar as contribuições dos Estados-membros para a Europeana - a biblioteca virtual que já coloca à disposição dos cibernautas cerca de cinco milhões de documentos digitais - face ao avanço de iniciativas privadas como o Google Books.

Para finalizar, e se ainda não reparou, a Blogoteca já disponibiliza a hiperligação para a Europeana (Links para outros recursos web). Por que não aproveita para explorar esse recurso?

Fonte: Sapo

Link permanente

Comments Sem Comentários »

O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) tem a cargo a realização de um estudo sobre o público-alvo (e novos públicos), a oferta pedagógica e o modelo de funcionamento da Universidade Aberta (UAb). Com esse propósito, as duas instituições de ensino superior assinaram um protocolo de cooperação no dia 24 de Novembro de 2009, no Salão Nobre da UAb, com a presença do Reitor da UAb, Prof. Doutor Carlos Reis, e do Presidente do ISCTE-IUL, Prof. Doutor Luís Reto.

O trabalho, a desenvolver por docentes do ISCTE-IUL nos próximos cinco meses, servirá de suporte ao processo de reorientação institucional que a UAb está a levar a cabo. O documento assinado prevê a apresentação de um relatório preliminar em Abril de 2010 e a entrega do relatório final em Maio.

Para acompanhar o projecto, será constituído um Steering Committee, composto por membros da UAb e do ISCTE IUL. Este comité reunirá pela primeira vez para efectuar o arranque do projecto e, posteriormente, a cada quatro semanas.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, o Reitor Carlos Reis explicou o significado do acordo firmado com o ISCTE, invocando o processo de reorientação estratégica que a Universidade Aberta enfrenta e a necessidade, nesse contexto, de “um estudo que permita traçar um caminho a seguir, especialmente no que diz respeito aos públicos-alvo e às matérias pedagógicas”.

Com esse objectivo, a UAb conta com o ISCTE, “uma instituição de excelência, para lançar um olhar externo sobre a forma como a Universidade Aberta deve dialogar com a sociedade portuguesa”, acrescentou.

Por seu lado, o Presidente Luís Reto afirmou que o protocolo permite “aprofundar a cooperação com a UAb” e referiu que “todas as universidades portuguesas estão sujeitas hoje a uma grande mudança” e esforço de reorientação. Sobre o estudo a cargo do ISCTE, adiantou que a equipa constituída para o efeito “é experiente”.

Fonte: Universidade Aberta

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 88 access attempts in the last 7 days.