Arquivo para 18 de Novembro de 2009

Há alguns dias perguntaram à Biblioteca do ISCTE-IUL o que era o ISBN.

Pois bem, o ISBN (International Standard Book Number) “é um identificador internacional único para publicações monográficas” que permite a “compilação e actualização dos catálogos do comércio livreiro e das bases de dados bibliográficas”. É um sistema supervisionado pela Agência Internacional do ISBN, que por sua vez delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. Em Portugal essa agência é a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Visto que o antigo conjunto de 10 dígitos se tornou insuficiente face à necessidade de numeração, bem como ao número de publicações e formatos nos quais estas se encontram, é actualmente composto por 13 dígitos que se dividem em 5 grupos distintos. Estes encontram-se separados por hífen ou espaços. A saber:

  • Prefixo
  • Identificador do grupo de registo (identifica o país, região ou língua participante no sistema ISBN)
  • Identificador do registante (identifica o editor)
  • Elemento de edição (identifica uma edição específica, efectuada por um editor em particular)
  • Dígito de controlo

O princípio fundamental em que assenta o sistema é que cada ISBN identifica um livro numa determinada edição, com todas as vantagens que daí advêm, a nível económico e cultural, ao facilitar a recuperação e a transmissão de dados em sistemas automatizados, para fins públicos ou privados, ao facilitar a pesquisa e a actualização bibliográfica, bem como a interligação de bibliotecas e arquivos.

(APEL, 2009)

Agora, quando verificar um conjunto de 10 ou 13 algarismos na contracapa ou no verso da folha de rosto, já saberá do que se trata.

Quer saber mais? Consulte o Manual do Utilizador do ISBN disponível no sítio da APEL.

Fontes: APEL / Agência Internacional do ISBN

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 5 access attempts in the last 7 days.