Arquivo para 25 de Janeiro de 2010

O que é ser bibliotecário?

Porque é uma carreira estereotipada, deixamos um pequeno texto (em inglês) para que conheça um pouco do quotidiano do profissional de informação.

No passado, organizar e arrumar livros eram as grandes tarefas destes profissionais. As várias transformações tecnológicas e sociais levaram a que os bibliotecários necessitem, actualmente, de: dominar os motores de pesquisa na web; interrogar os clientes até perceber qual a informação que realmente desejam; seleccionar os recursos mais fiáveis para incluir na colecção; planear e executar actividades de animação cultural; dominar as tecnologias de informação e comunicação; estar actualizado no que concerne aos produtos de criação, publicação e difusão de informação (…).

O crescimento da informação reflecte o aumento do trabalho destes profissionais. O que se encontra reservado para o futuro desta carreira? Com repositórios e bibliotecas digitais, com motores de pesquisa e bases de dados online, com a ideia de uma possível Web 3.0, quais serão os papéis do bibliotecário?

Ficam as pistas de reflexão e um pouco da nossa realidade.

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 88 access attempts in the last 7 days.