Literacia da Informação
Colocado por Blogoteca em Curiosidades Ciência da Informação, tags: bibliotecas, educação, literaciaNo início deste ano decidimos apontamos alguns termos que categorizam a sociedade actual: sociedade da informação, sociedade do conhecimento e sociedade da aprendizagem.
Numa sociedade em que a informação é um factor essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, e em que a mesma se nos apresenta em quantidades exuberantes e de diversas formas, são cada vez mais necessárias competências para localizar, aceder, avaliar, seleccionar e usar a informação O domínio dessas competências enforma a literacia da informação ou literacia informacional.
Dito isto, deixamos aos clientes da Biblioteca do ISCTE-IUL um famoso esquema de aferição de competências em literacia da informação criado pela SCONUL (Society of College, National and University Libraries), intitulado The seven pillars of information literacy.
Incentivamos a que se interrogue acerca do seu nível de literacia em informação e, caso sinta dificuldades em algum ponto, se dirija à Biblioteca para que o ajudemos a adquirir mais competências.
- Reconhece necessidades de informação?
- Consegue identificar formas de preencher essas necessidades?
- Sabe construir estratégias para localizar informação? Que fontes de informação se encontram ao seu dispor? Quais as fontes mais propensas a disponibilizar a informação que deseja?
- Consegue localizar e aceder à informação? Independentemente das fontes? Sente dificuldades em algum tipo específico de fontes de informação?
- Compara, com informações recolhidas ou já possuídas, e avalia eficazmente a informação? Ajuíza eficazmente acerca da pertinência e fiabilidade da informação?
- Organiza, aplica e comunica a informação de forma eficaz? Sabe associar os conhecimentos que adquiriu com a nova informação aos conhecimentos que já possuía para tomar decisões e transmitir aos outros?
- É capaz de sintetizar e criar nova informação, adicionando a que recolheu à que já possuía e criar novo conhecimento?
Quer saber mais? >>
Aproveite ainda para espreitar este contributo da Biblioteca Pública de Évora.