Literacia da Informação
Colocado por Blogoteca em Curiosidades Ciência da Informação, tags: bibliotecas, educação, literaciaNo início deste ano decidimos apontamos alguns termos que categorizam a sociedade actual: sociedade da informação, sociedade do conhecimento e sociedade da aprendizagem.
Numa sociedade em que a informação é um factor essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, e em que a mesma se nos apresenta em quantidades exuberantes e de diversas formas, são cada vez mais necessárias competências para localizar, aceder, avaliar, seleccionar e usar a informação O domínio dessas competências enforma a literacia da informação ou literacia informacional.
Dito isto, deixamos aos clientes da Biblioteca do ISCTE-IUL um famoso esquema de aferição de competências em literacia da informação criado pela SCONUL (Society of College, National and University Libraries), intitulado The seven pillars of information literacy.
Incentivamos a que se interrogue acerca do seu nível de literacia em informação e, caso sinta dificuldades em algum ponto, se dirija à Biblioteca para que o ajudemos a adquirir mais competências.
- Reconhece necessidades de informação?
- Consegue identificar formas de preencher essas necessidades?
- Sabe construir estratégias para localizar informação? Que fontes de informação se encontram ao seu dispor? Quais as fontes mais propensas a disponibilizar a informação que deseja?
- Consegue localizar e aceder à informação? Independentemente das fontes? Sente dificuldades em algum tipo específico de fontes de informação?
- Compara, com informações recolhidas ou já possuídas, e avalia eficazmente a informação? Ajuíza eficazmente acerca da pertinência e fiabilidade da informação?
- Organiza, aplica e comunica a informação de forma eficaz? Sabe associar os conhecimentos que adquiriu com a nova informação aos conhecimentos que já possuía para tomar decisões e transmitir aos outros?
- É capaz de sintetizar e criar nova informação, adicionando a que recolheu à que já possuía e criar novo conhecimento?
Quer saber mais? >>
Aproveite ainda para espreitar este contributo da Biblioteca Pública de Évora.
Cara Sónia,
Esperamos que as indicações dadas também a auxiliem na realização do trabalho.
Os nossos votos de sucesso académico.
ola estou precisamnete com o memso problema por resover, pois tenho o mesmo trabalho para fazer
Cara Cristina,
Uma colecção deve sempre responder às necessidades dos clientes para os quais é criada. Numa Biblioteca Universitária a colecção deve estar em sintonia, o máximo possível, com os currículos da instituição, aquilo a que comummente denominamos por ‘bibliografia obrigatória’. Deve, também, prover outros pontos de vista que se considerem relevantes ao estudo das temáticas.
No que diz respeito a assuntos de rápida evolução, convirá que as acções de desbaste sejam frequentes, para uma melhor gestão do espaço e para uma disponibilização temática pertinente, evitando dispêndio de tempo desnecessário.
Uma ‘boa’ colecção deve, portanto, focar a pertinência dos documentos face às necessidades informacionais dos clientes, sendo que numa Biblioteca Universitária devem responder às necessidades académicas, de apoio à aprendizagem, à investigação e à leccionação. A avaliação deve ser efectuada tendo por base os perfis dos utilizadores e as suas necessidades, face à resposta dos documentos. Sucintamente, deverá recolher informações da parte da colecção que deseja avaliar - através de análise directa, comparação com listas de referência, etc. - e cruzá-las com informações do público a servir - dados estatísticos ou recolhidos em entrevistas (…)
Aconselhamos a consulta da monografia e dos artigos científicos infra citados.
- http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/2111
- http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/1641
- Collection development policies and procedures - cota CI.130 Col (na área de Ciência da Informação).
Caso necessite de mais informações acerca de recursos bibliográficos, aceda ao nosso Serviço de Referência (chat) disponível em: http://biblioteca.iscte.pt/referencia.html
Na esperança de que tenha sucesso na realização do seu trabalho, muito agradecemos a sua participação.
Ao percorrer vários sites sobre métodos de “Avaliação da Colecção em Bibliotecas Universitárias” deparei-me com este artigo.
Trabalho que, me encontro a desenvolver, tendo que referir métodos a adoptar; escolher uma subclasse da CDU para ser avaliada; indicação da metodologia a adoptar nessa avaliação. Fazer a descrição sumária do processo, resultados e análise crítica do processo e resultado.
Não é necessário que a “secção” da colecção a ser avaliada seja vasta; interessa é testar a metodologia empregue e sua eficácia.
Como não sei onde encontrar recursos que me ajudem à realização deste trabalho, e vendo este artigo, pensei que me podessem ajudar em tal tarefa.
Fico aguardar vossa resposta,
Cristina Ferreira