SEMINÁRIO

Localização e dimensionamento de hubs – uma abordagem integrada

Isabel Correia (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa)

10 de Fevereiro, 16h00
Sala C302, Ed. II, ISCTE-IUL

Resumo:
A escolha de boas localizações para a instalação de serviços ou de equipamentos é de importância vital para o sucesso e bom funcionamento dos sistemas e organizações que deles dependem. Os modelos de localização de equipamento/serviços constituem uma ferramenta cada vez mais indispensável no apoio à tomada de decisão em muitos problemas de natureza estratégica e táctica que envolvam decisões acerca do melhor local para a instalação de tais equipamentos/serviços. Estas decisões são, frequentemente, acompanhadas de outras, como por exemplo a decisão acerca da forma como os clientes, comunidades ou mercados alvo serão servidos a partir dos serviços instalados. Um objectivo comum neste tipo de problemas é a minimização do custo de instalação dos serviços e de operação do sistema. Este tipo de problemas tem sido amplamente estudado, o que é comprovado pelas inúmeras referências que podem ser encontradas na literatura com múltiplas variantes destes tipos de problemas.
Um tipo particular de problemas de localização de equipamentos surge em redes de comunicações, onde um objectivo que frequentemente se procura alcançar é o do estabelecimento de formas eficientes a diversos níveis, incluindo o nível económico, para a circulação do fluxo. Em muitas situações, tal passa pela instalação de pontos (equipamentos, serviços, etc.) capazes de processar e consolidar o tráfego que circula na rede redistribuindo-o de uma forma eficaz e garantindo um melhor desempenho do sistema no seu todo. Exemplos clássicos dizem respeito a serviços de tratamento de correio ou unidades aeroportuárias. Os serviços que permitem a consolidação de redistribuição do fluxo na rede são designados por hubs.

Neste seminário é apresentada uma extensão ao clássico problema de localização de hubs com restrições capacidades em que, conjuntamente com a decisão acerca da melhor localização para os hubs, se decide acerca da respectiva dimensão. De facto, um dimensionamento apropriado deste tipo de serviços pode ter um papel decisivo no desempenho de todo o sistema e pode permitir uma poupança significativa nos custos. Para o novo problema são propostos modelos em programação linear inteira mista, bem como diversos conjuntos de desigualdades válidas e testes para fixação de variáveis. Os diferentes modelos obtidos são avaliados utilizando um conjunto de testes computacionais realizados com instâncias geradas aleatoriamente.

Link permanente

Deixe uma resposta


Bad Behavior has blocked 76 access attempts in the last 7 days.