O que é que as empresas procuram num recém-licenciado? As empresas recrutam sangue novo junto dos pólos universitários? Há uma maior proximidade entre o mundo empresarial e o mundo académico?

Para as empresas é importante que se renovem os quadros, mas o receio de contratar pessoal sem qualquer experiência ainda é muito comum nos gabinetes de recursos humanos. Uma coisa é certa: as empresas precisam sempre de quadros jovens para que estes aprendam com os mais experientes. A questão é que com a introdução de Bolonha os recém-licenciados não têm o grau de maturidade que é necessário para entrar no mercado de trabalho.

Na emissão de 2 de Março de 2010, o programa Sociedade Civil pretendeu ajudar a perceber que profissionais querem as empresas, com que habilitações e com que competências.

Os convidados para estas discussão foram: Alice Brandão (Directora de Serviços de colocação no IEFP), Francisco Fonseca ( Direcção Nacional da Associação Nacional de Jovens Empresários), Miguel Faro Viana (Vice-Presidente da Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos e Director de Recursos Humanos da Refer) e, representando o ISCTE-IUL, Nádia Leitão (Gabinete de saídas profissionais da Escola de Gestão do ISCTE).

Veja aqui a transmissão.

Estando relacionada com este assunto, aproveitamos para informar acerca da 3.ª edição da Futurália.

Fonte: Blog da Sociedade Civil

Link permanente

Deixe uma resposta


Bad Behavior has blocked 66 access attempts in the last 7 days.