Arquivo para 5 de Fevereiro de 2010

Com base numa mensagem de correio electrónico que circulou na Internet, difundida também em vários sítios web, a Blogoteca decidiu reforçar o conhecimento acerca da Biblioteca Digital Mundial, criação da UNESCO que tem como principais objectivos:

  • Promover a compreensão internacional e intercultural;
  • Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
  • Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
  • Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

Imagem da BDM

Ecrã da BDM

A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser “com valor de património, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português.

Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste esse sítio vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo áudio-visual. Este projecto tampouco é um simples compêndio de história em linha: é a possibilidade de aceder, intimamente e sem limite de tempo, ao exemplar sem preço, inabordável, único, que cada um alguma vez sonhou conhecer.

Conforme estas duas afirmações, a Blogoteca incentiva os seus leitores a aceder, por exempplo, à Declaração de Independência Americana, às fábulas de La Fontaine ou à fotografia de Abraham Lincoln em linha. Aceder ao património cultural da Humanidade nunca foi tão simples.

Aceda aqui ao sítio da Biblioteca Digital Mundial ou através da nossa barra lateral de ligações (Outros recursos web).

Texto de correio electrónico (um dos vários locais onde se encontra).

Link permanente

Comments Sem Comentários »

Bad Behavior has blocked 89 access attempts in the last 7 days.